Wicked - Gregory Maguire



As pessoas nunca descobrem como a bruxa se tornou malvada 
ou se essa foi a escolha certa para ela. Será que essa é a escolha certa em algum momento? 
Será que o diabo já se esforçou para ser bom de novo 
ou, se fizer isso, não é um demônio? 
No mínimo, é uma questão de definições.


Wicked me chamou a atenção não só por ser história de bruxa, mas porque é a história da vilã de O Mágico de Oz.

Amo vilãs.

Dividido em cinco partes, o livro conta a vida de Elfaba, a Bruxa Má do Oeste. Conhecemos a infância de Elfaba na primeira parte, filha de um líder religioso decadente e uma mãe inteligente mas muito solitária; ela nasce verde, com garras e dentes grandes, sua mãe reluta em aceitá-la, assim como a remota comunidade rural onde viviam.


A segunda parte se passa na Universidade de Shiz, onde ela conhece Glinda (A Bruxa Boa) e tem o primeiro contato com questões políticas e sociais. Nestas duas primeiras partes o autor consegue nos colocar na pele de alguém discriminado pela sua aparência, e trata, além do preconceito, o feminismo, fanatismo religioso e minorias.

Na terceira parte, encontramos uma Elfaba jovem, que luta pela causa dos Animais e contra um governo corrupto, morando num sótão na Cidade das Esmeraldas é possível conhecer mais a cidade tema do livro e viver, além da indignação da jovem, seus amores mais profundos.

A quarta e quinta retrata a busca do amor e sua redenção, nas últimas páginas acompanhamos uma pessoa que não tem mais nada a perder, totalmente incompreendida e sozinha, parte em busca do homem amado e se lança de todo coração no mundo atrás de um pouco de amor e aceitação.

Com uma protagonista complexa e personagens secundários importantes, é impossível não se encantar pela Elfaba e sua história, também impossível não se identificar.

Sinto que ela possui um pouco de cada um de nós e ao longo do livro nos vemos refletidos em pensamentos ou atitudes, e isso mexe muito conosco ao ponto da leitura se tornar densa, por muitas vezes eu precisei parar, pensar e respirar, para depois voltar, mas mesmo assim não deixa de ser prazerosa.

Enfim, não é um livro para se ler uma vez, acredito que essa densidade não nos permite reparar em vários detalhes, que só serão vistos numa 2ª ou 3ª leitura.


409 páginas
Editora LEYA BRASIL
Lançado em 2016

Você nunca mais vai enxergar Oz da mesma forma. Quando Dorothy se vê diante do desafio de derrotar a Bruxa Má do Oeste, no clássico Mágico de Oz, vemos a história se desenrolando pelo lado da heroína. Mas e a história de sua arqui-inimiga, a misteriosa bruxa? De onde ela surgiu? Como se tornou tão perversa? Em Wicked, Gregory Maguire revela tudo isso por meio de um mundo fantástico tão rico e intenso que você nunca mais vai olhar para Oz da mesma forma. Viajando por uma terra encantada, descobrimos todos os detalhes da história dessa garota de pele verde que cresce em meio a desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame – uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que desafia todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. Recriando com riqueza espantosa o mundo de Oz, este livro conduz o leitor à inesquecível estrada de tijolos amarelos, atravessando um mundo fantástico repleto de conflitos e transformando de maneira surpreendente a reputação de um dos mais sinistros personagens da história da literatura. 

Nenhum comentário