HARRY POTTER


Não tinha assunto melhor para o primeiro post. A saga Harry Potter é a única que me considero realmente fã. 

Comecei a ler nos anos de lançamento dos livros, em 1997, e quando lançou o último livro, fiz minha primeira releitura, hoje estou relendo pela 4ª vez!


Minha mesa no trabalho!

Para mim é uma história mágica, pois todas a vezes que eu leio descubro algo novo, seja um detalhe que passou desapercebido ou uma maneira nova de ver e analisar os acontecimentos.
A autora amarra tão bem a história entre os livros, que ao ler qualquer um dos sete livros da saga você encontra referências aos livros anteriores. 
É aquele tipo de livro que você pensa:  "Ah então é por isso que ele fez isso. " ou "Ele fala isso e tem a ver com aquele outro personagem ou acontecimento".

Aos meus olhos a história a todo momento nos ensina valores e conceitos para termos uma vida plena e feliz. 

Percebo que os principais valores ensinados são a lealdade, amizade, respeito, coragem, responsabilidade, confiar em si mesmo, valorizar todas as pessoas, pois todos tem um papel importante em nossas vidas, manter a alegria e o bom humor sempre (essa eu aprendi especialmente com o Dumbledore).
Mas tem uma coisa que, para mim, resume a essência do que os livros do Harry Potter transmitem: que vale a pena escolher ser uma boa pessoa nesta vida.
Por que digo isso? Porque ao longo dos livros, o Harry tem TODAS as oportunidades de se voltar para o mal:
Antes mesmo de descobrir que é bruxo ele poderia ser o "típico menino órfão revoltado", quando seus poderes começaram a aparecer ele poderia ter usado para acabar com aquele Duda insuportável ou ter atitudes más como o Tom Riddle teve e após se descobrir bruxo, poderia se aliar ao Voldemort, acredito até que sua vida seria muito mais fácil, mas em todas essas oportunidades ele escolhe ser bom, ajudar, ser leal, amigo, franco, respeitoso, etc.

Até hoje, aos meus 32 anos, eu ainda busco referências em lições que a saga me ensinou, seja para tomar alguma decisão ou até mesmo na educação do Ian.

Espero ter despertado o desejo de ler este saga ou de reler em vocês.




Nenhum comentário