Harry Potter e a Pedra Filosofal - #1 - J. K. Rowlling


Nome: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J. K. Rowling
Número de Páginas: 264
Editora: Rocco




Sinopse: Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.

Harry é um garoto comum, que após a morte de seus pais em um suposto acidente de carro, ainda bebê, foi morar com seus tios Petúnia e Válter e o filho mimado deles, Duda. Os tios garantem que Harry tenha a pior vida possível, seu quarto é o armário embaixo das escadas, ele usa as roupas velhas do primo, o culpam por tudo que dá errado e, lógico, nunca o deixam Harry esquecer o quanto deve ser grato por "tudo" o que dão para ele, pois sem eles, Harry estaria em um orfanato público.

Mas mesmo tendo esta vida medíocre, coisas estranhas sempre aconteceram a favor de Harry, como desaparecimento ou aparecimento de coisas, falar com cobras, o primo aparecer em cima do telhado após uma briga, etc.



Nas vésperas do seu aniversário de 11 anos, estas coisas estranhas começaram a acontecer com mais frequência, inclusive o insistente recebimento de uma carta. Seus tios por dias o impediram de ler todas as milhares de cópias que chegavam por corujas (?), faltando 5 minutos para seu aniversário, após seus tios fazerem o impossível para que ele não lesse a carta (Harry não consegue entender o motivo), finalmente ela foi entregue por um homem muito estranho e muito grande chamado Hagrid.

Nesta carta dizia que ele era um bruxo e que tinha uma vaga reservada em uma escola de bruxaria chamada Hogwarts, Hagrid contou também que ele é famoso e que todos o conhecem e sabe seu nome, mesmo parecendo loucura e após muitos protestos dos tios, Harry viaja com Hagrid e pela primeira vez na vida, vê esperanças de se livrar dos tios, do primo e da sua vida miserável.

O livro segue com Harry viajando com Hagrid, descobrindo que existe um mundo paralelo ao que ele viva: o mundo bruxo. Esta é uma das partes que eu mais gosto do livro, Harry fica maravilhado com as vestimentas, a cultura, as criaturas (ele ganha uma coruja de presente), mesmo com medo de estar com um estranho em um lugar bem esquisito, ele sente que ele será feliz a partir dali e confia em seu coração.


A ida de Harry para a escola é como se fosse uma segunda parte do livro, agora que o leitor já se acostumou com os termos do mundo bruxo, Harry pega o Expresso de Hogwarts e lá faz amizade com Rony e a Hermione (nem tanto com ela). Confesso que esta é a parte do livro que acho mais gostosa de ler, quando ele chega na escola pelo lago e no bote a vê toda iluminada e todos os detalhes da escola são narrados, tem a cerimônia do Chapéu Seletor, ele conhece o dormitório, os fantasmas, os quadros e começam as aulas. Fico imaginando eu chegando na escola e como seria estudar lá.

Neste tempo ele começa a descobrir e ter a real percepção do que realmente aconteceu com seus pais e o porquê ele é tão famoso assim. Começam também a surgir muitas dúvidas na cabeça de Harry: Por que ele sobreviveu? Quem é realmente Voldemort e o porquê está atrás de Harry? 

Ele também faz amigos, amigos de verdade, que se preocupam com ele, se metem em aventuras juntos e se divertem, assim Harry descobre que ali é o seu lugar, que aquelas pessoas gostam dele e podem ser a família que nunca teve.


Como leitora foi gratificante saber que, aquele menino humilhado e negligenciado passa a ser bem tratado, com amor e carinho e que é bem famoso! Para mim foi um tapa de luva de pelica na cara dos tios e do primo!!!

Percebo a narrativa bem elaborada e muitos mistérios e pontos a serem revelados ao longo da trama, contudo, o primeiro filme foi feito para crianças, omitiram ou simplificaram muitas informações, o que deixou a saga com fama de historinha infantil. Assim sugiro para quem nunca leu que leiam, deixem o preconceito de lado, pois considero o livro para adolescentes e muitos adultos, esta história nos ensina valores e princípios que usamos para a vida inteira.

Nenhum comentário