A Jornada das Bruxas - Karina Heid





A Grande Mãe não segue o tempo linear, como o resto do mundo.
Para ela o tempo é circular.
Se ela queria nos mandar uma mensagem,
precisou esperar algumas estrelas no céu se alinharem, a filha certa nascer.


Todo mundo sabe que eu adoro livro de bruxa, então assim que eu vi o nome no Kindle Unlimited não pensei duas vezes em lê-lo.

Nina é uma bruxa que descende de uma família de bruxas, acostumadas a viver discretamente na cidade de Valparaíso há gerações. Ainda assim é uma típica adolescente de 17 anos, adora músicas e suas amigas, e vive uma vida quase que normal. Precisa apenas lidar com certas “peculiaridades” como eletrônicos que ficam malucos perto dela e o tempo que é bem esquisito na cidade.

Como toda adolescente normal, a curiosidade sobre o belo Alex, que se mudou para casa da frente a sua, vira amor. E o romance dos dois acontece mesmo parecendo que a natureza não está gostando muito disso.

Mas um dia chega uma carta na casa de sua avó endereçada à ela, o porém é que a carta foi escrita antes de Nina nascer. Na carta a bruxa Parascheva a convoca para ir para Romênia e cumprir o antigo ritual da Jornada da Donzela.

“—Se acha difícil lutar contra o que não quer, experimente lutar contra o que deseja.”


É lógico que Nina não aceita, quando em sã consciência ela, que acabou de completar 18 anos, irá viajar sozinha para um país desconhecido e ficar com uma mulher mais desconhecida ainda? 
Seus pais só devem estar loucos.

Contudo Nina envolve Alex em um terrível acidente e ele está entre a vida e a morte no hospital, como só ela pode ser a culpada pela explosão, decide partir para a Romênia.

E é na Romênia que o livro ganha vida, somos apresentados a uma típica bruxa, de nariz com verruga, corcunda que vive em uma cabana isolada da floresta. Com um humor de uma unha encravada ela recebe Nina e já a coloca para trabalhar.

“— Tenha paciência com Parascheva — Regina sussurra no meu ouvido.
 — Ela é difícil às vezes, mas não faz por mal. 
Dizem as más bocas que foram as árvores que a expulsaram da floresta.”

Além de ter que suportar o calor insuportável da cabana, precisa varrer o chão, colher ervas, cuidar da cabra... a maior certeza de Nina é que isso não uma Jornada e sim um belo e criativo castigo da Grande Mãe.

E é na simplicidade do dia a dia e no contato com a natureza que Nina (e nós também) aprendemos muito com essa bruxa.

“A maluquice não para aí: se eu me sentar à quina da mesa, não me casarei. 
Se deixar restos de comida no prato, casarei com um homem feio;
e se eu deixar resto de comida sentada na quina? - perguntei um dia. 
Parascheva emburrou.”

A natureza está sempre presente e é quase uma personagem, assim a autora nos reaproxima da terra, dos animais e da natureza, nos faz sentir pertencentes à Grande Mãe de novo.

A história não é só sobre a jornada de amadurecimento de Nina, ao meus olhos de psicóloga ele narra um processo terapêutico inteiro. Senti que o livro facilita o olhar à nossa natureza interior, como se ajudasse a abrir uma porta.

E é essa a mágica deste livro!

Li após ter recomeçado minha terapia e ele me marcou muito. (ou eu marquei muito ele, porque haja quotes!)

Outro ponto louvável desta história é que após sua jornada, Nina não retorna glamourosa como a perfeita salvadora do mundo, mas ainda com seus defeitos e com muitos pontos a melhorar.

“A viagem da donzela. A solução para o meu espírito cheio de perguntas, a jornada redentora que culminaria em grandes verdades, em respostas para questões aparentemente insolúveis. A viagem não trouxe as respostas, apenas fez com que tivesse saudades do que deixei para trás. Se a jornada trouxe alguma coisa, foi aceitação.”

Tenho um péssimo hábito de não procurar conhecer o autor antes de iniciar a leitura. Quando vi algumas fotos da Karina Heid no final do livro, fui pesquisar seu site e perfil do Instagram, e para minha doce surpresa, ela também é psicóloga!

Aí tudo fez sentido, consegui entender (um pouco) como ela incorporou, de forma perfeita, na história tantos símbolos e conceitos psicológicos. Mais uma mágica!

A Jornada das Bruxas é um livro para vida, para sempre ser relido e refletido.

Nenhum comentário