Heavier than heaven – Mais pesado que o céu: Uma biografia de Kurt Cobain - Charles R. Cross



"Era um homem de vontade forte, embora igualmente movido por um vigoroso autodesprezo."


Saber um pouco mais sobre a vida de um dos meus ídolos me fez ler Mais pesado que o Céu e não me arrependi.

O livro começa com a infância feliz de Kurt e como a decisão da mãe de se divorciar acaba com este período. Assim Kurt decide ir morar com o pai mas quando o relacionamento com a nova esposa e enteados fica insustentável, ele volta para a casa da mãe, onde discussões intermináveis com o padrasto faz que Kurt saia de casa.

Julgo que este foi o início do período sombrio da vida dele, migra pelas casas de tios, avós e amigos, até, por fim, ir morar nas ruas. Esta parte me marcou muito, como mãe, não pude deixar de pensar como um menino de 16/17 anos pôde morar nas ruas, chegando a dormir por vários dias a alguns metros da casa da mãe e ela não fazer nada.

"Seus pais tinham sido seus deuses quando ele era mais novo -
agora eram ídolos derrubados, faltosos deuses e indignos de confiança"

Mas Kurt também não era fácil, o livro deixa claro sua rebeldia, o uso precoce e abundante de drogas e a dificuldade de relacionamento, ele chega a morar com vários amigos mas não dá certo com ninguém. Talvez a pessoa que mais o aguentou foi Krist Novoselic. Amigos de escola, ele o hospedava e chegaram a morar juntos. Dessa amizade inspirada por ídolos como The Melvins, surge o Nirvana em 1987.

288 páginas
Editora Novo Século
Lançado em 2016

Heavier than heaven – Mais pesado que o céu apresenta a vida singular de Kurt Cobain, o mítico líder do Nirvana, banda que revolucionou o estagnado mundo da música pop no início da década de 1990, com o lançamento do clássico álbum Nevermind. Em capítulos que evoluem em ordem cronológica, Charles Cross traça a vida de Cobain desde sua infância, quando ele morava no interior de um trailer numa cidade perdida do estado de Washington, até a conquista da fama, do sucesso e da adoração de toda uma legião de fãs. Heavier than heaven revela os dramas familiares que instigaram a criatividade musical de Cobain, a história da geração que moldou seu caráter e sensibilidade, detalhes do vício pela heroína, os planos suicidas e seu estranho e conturbado caso de amor com Courtney Love. Analisando relatos médicos e policiais, e cartas do próprio músico, Charles Cross também revela fatos novos sobre a saúde de Cobain, sua depressão e seus últimos dias.

Ao longo do livro conhecemos o processo de formação da banda, a criação das músicas e como Kurt se relacionava com tudo isso. Obcecado pelo sucesso e perfeccionista com suas criações, em 5 anos colocou o Nirvana em 1º lugar nas paradas de álbuns da Billboard, tirando o álbum Dangerous do Michael Jackson desta posição.

Acredito que tudo o que aconteceu na sua infância deixou cicatrizes que ele nunca conseguiu superar, o sentimento de abandono, tristeza e revolta está explícito em cada letra e melodia, e acredito que também posso senti-los quando ouço suas músicas.

Mais que o nome de uma das turnês, o título ilustra exatamente o meu sentimento pelo livro, pesado e rico em detalhes que tornam a leitura maçante no início, mas especialmente envolvente no final.

"Por diversas vezes, era como se o peso da asa de um anjo pudesse faze-lo fracassar, 
mas as canções o ajudavam: as palavras e frases musicais eram parte tão integrante dele 
que Kurt as poderia cantar semimorto e elas ainda seriam potentes." 

Sobre o desempenho de Kurt na música Pennyroyal Tea" no MTV Unplugged In New York

Nenhum comentário