[QUOTES] O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë



Este livro foi uma experiência e tanto para mim! Um romance único repleto de amor, tristezas e maldades. Nunca tinha lido nenhum romance deste estilo e a história de amor de Catherine e Heathcliff me deixou muito reflexiva:

Quantas formas de amor existem e quão diversa é a forma de amar dos homens?

Destaquei alguns trechos que para mim foram marcantes e espero que vocês gostem!

Logo mais teremos a resenha!



"[...] sei, por instinto, que a sua reserva vai desde uma aversão à demonstrações ostensivas de sentimentos até as manifestações mútuas de gentileza. Deve amar e odiar igualmente, em silêncio, e achar uma espécie de impertinência no fato de ser amado e odiado.” - Sra. Dean sobre Heathcliff


“[...] o que me faz viver é ele. Se tudo o mais acabasse e ele permanecesse, eu continuaria a existir; e, se tudo mais permanecesse e ele fosse aniquilado, eu não me sentiria mais parte do universo.” - Catherine

Oh, estes ventos cortantes, estes céus fechados, estas estradas intransitáveis,[...] E, oh! esta ausência de rostos humanos!” - Sr. Lockwood


“Sentou-se diante de Catherine, que não despregava os olhos dele, como se temesse vê-lo desaparecer se deixasse de olhá-lo. Heathcliff não erguia muito seu olhar para ela; apenas de vez em quando e rapidamente. Mas o seu olhar refletia, e a cada vez mais, a incontida alegria que ele bebia no dela. Estavam demasiado felizes para se sentirem embaraçados.”


“Mesmo que ele a amasse com todas as forças do seu insignificante ser não poderia amá-la, em oitenta anos, tanto quanto eu amo num só dia.” - Heathcliff sobre Edgar Linton


“-Gostaria de poder segurá-lo - continuou ela, amargamente - até que ambos morrêssemos! Não me importaria de vê-lo sofrer. Não me importaria nada os seus sofrimentos. por que não haveria você de sofrer? Eu sofro!” - Catherine para Heathcliff


“- Você me mostra, agora, como tem sido cruel!... cruel e falsa[...] Você me amava… então, que direito tinha você de me abandonar? Que direito, responda-me! Em troca do capricho que sentia por Linton?” - Heathcliff para Catherine


“Olhei em torno, impaciente… senti-a junto a mim… quase a podia ver e, contudo, não podia! Devo ter suado sangue, tal a angústia do meu desejo… tal o fervor das minhas súplicas de vê-la pelo menos uma vez! mas não. Ela se mostrou, como tantas vezes em vida, um demônio para comigo!” - Heathcliff


[...] o que é que, para mim, não se relaciona com ela? O que não me faz recordá-la? Não posso olhar para este chão sem que veja as suas feições recortadas nas lajes! Em todas as nuvens, em todas as árvores...enchendo o ar, à noite, e refletida em todos os objetos, durante o dia, eu vejo sua imagem! os rostos mais comuns de homens e mulheres, os meus próprios traços traem-me com uma semelhança. O mundo inteiro é uma terrível testemunha de que um dia ela realmente existiu, e eu a perdi para sempre.” - Heathcliff

Nenhum comentário