[Quotes] Laranja Mecânica - Anthony Burgess



Esta é uma obra que fui surpreendida, quase não marquei nada porque acredito que eu fui a mais marcada!! hehe


“Um homem que não pode escolher deixa de ser um homem.”

“A maldade vem de dentro, do eu, de mim ou de você, totalmente espontâneo, e esse eu é criado pelo velho Deus, e é seu orgulho e alegria. Mas o não eu não pode ter o mau, quer dizer, eles do governo não conseguem permitir o mal porque não conseguem permitir o eu.”

“Mas eu não conseguia deixar de me sentir um pouquinho decepcionado com as coisas do jeito que eram naquela época. Nada contra o que lutar de verdade. Tudo era fácil como tirar doce de criança. Mas a noite ainda era mesmo uma criança.”

“Eles não procuram saber qual a causa da bondade, então por que ir à outra loja? Se os plebeus são bons é porque eles gostam, e eu jamais iria interferir com seus prazeres, e o mesmo vale para a outra loja. E eu frequento a outra loja. E mais: maldade vem de dentro, do eu, de mim ou de você totalmente odinokis, e esse eu é criado pelo velho Bog ou Deus, e é seu grande orgulho e radóstia.”
“Transformar um jovem decente em uma coisa mecânica não deveria, certamente, ser encarado como triunfo para nenhum governo, a não ser aquele que se gabe de sua capacidade de repressão.”

“O homem que escolhe o mal é talvez de uma certa forma melhor do que aquele q quem a bondade é imposta”

“Mas agora eu não podia dar a entender, porque estava precisando de ajuda e bondade. Aqueles horríveis gréjines brétchenes, naquele terrível méssito branco, tinham me feito isso, me obrigado a precisar de ajuda e bondade e me forçando a dar ajuda e bondade também, se alguém quisesse aceitar.”

Eles transformaram você em outra coisa que não um ser humano. Você não tem mais poder de escolha. Você é obrigado a atos socialmente aceitáveis, uma maquineta capaz de fazer somente o bem. E vejo isso com toda a clareza - esse negócio dos condicionamentos marginais. A música e o ato sexual, a arte e a literatura, tudo isso passa a ser, agora, não uma fonte de prazer, mas de dor.”

Um grande abraço!

Nenhum comentário